Instituto Liberal da Alta Noroeste

Conheça sobre o ILAN

Conheça sobre o ILAN

O Nascimento

O ilan, instituto liberal da alta noroeste, nasceu formalmente comoinstituto em 13 de maio de 2016. Contudo, efetivamente, o instituto teve uma fase embrionária que remontou a um período anterior a sua fundação formal. Eramos três amigos, curiosos por entender o mercado enquanto empreendedores de diferentes segmentos, e começamos a buscar conhecimento lendo artigos de várias correntes filosóficas e econômicas. Encontramos vários institutos Brasil afora, e alguns até internacionais, onde líamos artigos e textos, e buscávamos nos aprofundar em tais conhecimentos.

Dentre muitos “think tanks” que seguíamos pela internet, um deles era o Instituto Mises Brasil, o qual estava oferecendo uma promoção de livros para iniciantes em Economia Austríaca. Desta forma, estes três amigos se juntaram e juntos compraram os três livros da promoção, com o intuito de cada um ler um dos livros, e após a leitura, repassar o conhecimento aos demais.

Nosso Alicerce

Essa promoção era formada por três obras Magnas do Liberalismo Clássico: “A Lei” de Bastiat, “O caminho da Servidão” de Hayek, e por fim, a “bíblia”, por assim dizer, da economia austríaca, o livro “Ação Humana: Um tratado de economia”. Os dois primeiros amigos escolheram primeiro, e deixaram o “Ação Humana” para o terceiro. Para quem não conhece a obra “Ação Humana”, o livro apresenta mais de mil páginas de um conhecimento profundo em economia. Desta forma, aquele que ficou responsável por tal leitura, tomou como iniciativa o efetivo estudo do livro, e não somente sua leitura.

Foi um período de uma ano até que o livro estivesse lido, estudado a fundo e bem compreendido. Obviamente que durante o período de um ano, que levou a imersão no conhecimento do “Ação Humana”, o responsável por essa tarefa, leu outras obras em concomitância a este estudo. Leu “A Lei”, leu o “Economia em uma única Lição”, leu o “A mentalidade anticapitalista”, leu “A Escola Austríaca” de Jesus Huerta de Soto, leu o “Democracia, o deus que falhou” De Hans-Hermann Hoppe, dentre muitos outros.

Com a conclusão deste período de imersão nos estudos de uma nova economia, a qual experimentou um dos três amigos, e entendendo que a tarefa de ler uma obra de tal porte, e resumir a mesma, para transferir o conhecimento adquirido, de forma sucinta aos seus outros dois amigos, seria um ato impossível pela profundidade de conhecimento envolvido nesta empreitada, "o amigo" decidiu que seria necessário fundar um instituto local, regional, que tivesse por objetivo primário formar novos detentores deste conhecimento.

Assim, este que vos escreve, tomou a decisão de procurar outros liberais austríacos, e outras pessoas que tivessem um perfil próximo ao liberalismo efetivamente, para fundar um instituto que pudesse difundir regionalmente as ideias de Ludwig von Mises, e a sua “Nova Economia Subjetivista”, a qual respondia indubitavelmente as questões econômicas e mercadológicas do nosso dia a dia. Assim, em 13 de maio de 2016, as 13 horas e 13 minutos, no dia da abolição da escravatura, 10 jovens amigos fundaram o ilan, no restaurante do Mariá Plaza Hotel em Araçatuba.

você também pode fazer parte!

Una-se com quem está crescendo no mercado e fortaleça sua empresa junto com outros empresários.

Se inscreva agora!

Não fique de fora de nenhuma novidade do ILAN. Se inscreva agora mesmo.

Copyright © ILAN - 2023. Todos os direitos reservados.

Design sem nome (1)