Conheça sobre o ILAN
Conheça sobre o ILAN
O ilan, instituto liberal da alta noroeste, nasceu formalmente como instituto em 13 de maio de 2016. Contudo, efetivamente, o instituto teve uma fase embrionária que remontou a um período anterior a sua fundação formal. Éramos três amigos, curiosos por entender o mercado enquanto empreendedores de diferentes segmentos, e começamos a buscar conhecimento lendo artigos de várias correntes filosóficas e econômicas. Encontramos vários institutos Brasil afora, e alguns até internacionais, onde líamos artigos e textos, e buscávamos nos aprofundar em tais conhecimentos.
Dentre muitos “think tanks” que seguíamos pela internet, um deles era o Instituto Mises Brasil, o qual estava oferecendo uma promoção de livros para iniciantes em Economia Austríaca. Desta forma, estes três amigos se juntaram e juntos compraram os três livros da promoção, com o intuito de cada um ler um dos livros, e após a leitura, repassar o conhecimento aos demais.
E assim nasceu a ideia de propagar as ideias e ideais de LIBERDADE, não somente para o círculo de amizade de forma restrita, mas sim levar para toda Alta Noroeste Paulista com seus 43 municípios.
Essa promoção era formada por três obras Magnas do Liberalismo Clássico: “A Lei” de Bastiat, “O caminho da Servidão” de Hayek, e por fim, a “bíblia”, por assim dizer, da economia austríaca, o livro “Ação Humana: Um tratado de economia”. Os dois primeiros amigos escolheram primeiro, e deixaram o “Ação Humana” para o terceiro. Para quem não conhece a obra “Ação Humana”, o livro apresenta mais de mil páginas de um conhecimento profundo em economia. Desta forma, aquele que ficou responsável por tal leitura, tomou como iniciativa o efetivo estudo do livro, e não somente sua leitura.
Foi um período de uma ano até que o livro estivesse lido, estudado a fundo e bem compreendido. Obviamente que durante o período de um ano, que levou a imersão no conhecimento do “Ação Humana”, o responsável por essa tarefa, leu outras obras em concomitância a este estudo. Leu “A Lei”, leu o “Economia em uma única Lição”, leu o “A mentalidade anticapitalista”, leu “A Escola Austríaca” de Jesus Huerta de Soto, leu o “Democracia, o deus que falhou” De Hans-Hermann Hoppe, dentre muitos outros.
Assim, este que vos escreve, tomou a decisão de procurar outros liberais austríacos, e outras pessoas que tivessem um perfil próximo ao liberalismo efetivamente, para fundar um instituto que pudesse difundir regionalmente as ideias de Ludwig von Mises, e a sua “Nova Economia Subjetivista”, a qual respondia indubitavelmente as questões econômicas e mercadológicas do nosso dia a dia. Assim, em 13 de maio de 2016, as 13 horas e 13 minutos, no dia da abolição da escravatura, 10 jovens amigos fundaram o ilan, no restaurante do Mariá Plaza Hotel em Araçatuba. – Rodrigo Andolfato
Una-se com quem está crescendo no mercado e fortaleça sua empresa junto com outros empresários.